terça-feira, 30 de junho de 2009

RETROFOGUETES: ATIVADOS

Banda baiana faz show de lançamento do seu novo CD e grava DVD este domingo, no TCA.

Se, para a Wikipédia, retrofoguetes são foguetes utilizados na astronáutica, para o público do rock e da surf music baiana, o nome é sinônimo de música boa. O trio instrumental composto pelo baixista CH, pelo guitarrista Morotó Slim e pelo baterista Rex acaba de gravar seu segundo álbum, intitulado Cha Cha Chá, e faz o show de lançamento oficial no dia 05 de Julho, na sala principal do Teatro Castro Alves, pelo projeto Domingo no TCA - ocasião em que também será gravado o primeiro DVD da banda.

Retrofoguetes nasce em 2002, quando o grupo The Dead Billies se desfaz. Depois da saída de Glauber Guimarães – então vocalista do Billies -, os integrantes remanescentes resolvem continuar a tocar juntos, sem substituí-lo. Mais tarde, no mesmo ano, Joe, que ocupava o posto de baixista, também os deixa para se juntar à cantora Pitty, sendo substituído por CH Straatmann. A banda alcança sua formação atual e, um ano depois, lança seu primeiro CD, Ativar Retrofoguetes!, pela Monstro Discos.

Cha Cha Chá, cujas músicas já foram apresentadas ao público, é completamente autoral, e foi lançado pelo grupo de forma independente. “Tivemos bastante tempo para maturar esse trabalho. As músicas iam aparecendo em quartos de hotel, passagens de som, jams que fazíamos em estúdio, em outros momentos trazíamos algo composto em casa e íamos lapidando esse material. Algumas músicas só assumiram sua forma definitiva durante as gravações.”, diz CH. O álbum conta, ainda, com a participação de convidados. ”A nossa música extrapolou os limites dos nossos instrumentos e acabamos compondo pra outros instrumentos também. Hoje estamos muito além daquele trio de surf music proposto no início da nossa carreira. Hoje somos música.”

As influências do grupo definitivamente foram além dos limites da surf music. Suas composições passeiam do rockabilly ao tango, passando por bolero, salsa, polka e – porque não? – pelas músicas natalinas (A banda lançou o Compacto O maravilhoso natal dos retrofoguetes em 2004, só com músicas do tema). Fazer tudo isso sem perder a identidade musical levou-os a lugares antes impensáveis - como o último carnaval de Salvador, em que comandaram um trio no circuito Barra-Ondina.

O SHOW

Os caminhos que levaram a banda a grandes festivais de música nacional – como o Abril Pró-rock (em Recife) e o Festival de Verão (em Salvador) -, a turnês pelo país, a contratos com uma das gigantes da publicidade nacional (F/Nazca, para Unimed) e a prêmios (Dodô e Osmar e VI festival de música da rádio Educadora FM, ambos em 2008) levam-na este final de semana ao palco principal do TCA. “Este show provavelmente é o de maior responsabilidade que já fizemos (sempre acho que o próximo show que faremos é o de maior responsabilidade, mas tudo bem), o TCA tem uma importância histórica na música brasileira e nós estaremos lá, realizando um show de lançamento exclusivo na sala principal. A expectativa é grande, já que o TCA é o nosso palco mais nobre, todos os grandes nomes da música passam por lá. Estamos muito honrados.” – confidencia CH.

Tamanha empolgação resulta, então, na vontade de marcar o momento histórico da banda: “Vamos levar ao palco tudo o que colocamos no disco, então teremos participação de músicos da Orkestra Rumpilezz, Aroldo Mecedo(guitarra baiana), Júlio Moreno(violões), Gil Santiago(marimba, vibrafone e tímpano), André T (teclados), dois percussionistas e Saulo Gama (acordeom). Resolvemos aproveitar e fazer um registro desse material, com a maior qualidade que pudermos. No entanto não estamos divulgando nada sobre isso, apenas estamos divulgando o show de lançamento. O nome que daremos, como e quando será lançado é um mistério até pra nós mesmos. Ainda haverão etapas de edição, bastidores, etc. Muito difícil pra nós que somos totalmente independentes darmos uma previsão. Produzir um DVD é algo extremamente caro, prensar em lançar também, então teremos que trabalhar uma captação de recursos para ver o que acontece.”

Depois do show, a banda pretende retornar à estrada: “No dia 08/07 voltamos pra SP para alguns compromissos e um show. Depois tem o festival de Garanhuns em Pernambuco. Depois tem um show em Aracaju e por aí vai, quer dizer, a turnê continua, mas em etapas, preferimos assim, porque não queremos estar longe das nossas famílias o tempo todo, é uma opção que fizemos, ter os shows e tudo o mais, mas mantendo nossa qualidade de vida”

RETROFOGUETES no TCA. 05/06, às 11:00h. R$1,00 (Acesso Imediato)

Um comentário:

Diu Mota disse...

Ouvi falar da banda viva ao twitter...